fbpx
Como implementar o autoatendimento na empresa?

Como implementar o autoatendimento na empresa?

Conteúdo MKOM

Conteúdo MKOM

O autoatendimento, seja ele físico ou digital, vem sendo bastante procurado atualmente por empresas de diferentes setores que procuram melhorar a experiência do usuário.

Ao falar sobre esse termo, muitas pessoas acreditam que se trata de coisa de filme de ficção científica ou, até mesmo, a robotização da relação das empresas com o consumidor, causando diversos problemas a longo prazo.

No entanto, o verdadeiro conceito de autoatendimento passa longe desses mitos e está muito presente na vida de todos nós.

Quando você vai ao mercado e passa pela fila sem atendente, por exemplo, é um exemplo de autoatendimento.

O mesmo acontece nos sites que disponibilizam atendimento via chatbot, onde a interação é automatizada e não depende de uma pessoa do outro lado.

Hoje em dia, quanto mais autonomia, rapidez e liberdade para fazer as suas compras, procurar informações e resolver problemas, melhor para os consumidores.

Inclusive, é muito raro ver uma pessoa esperando no telefone uma empresa passar alguma informação ou resolver alguma pendência. Em segundos, em um site com chatbot, esse usuário consegue o que deseja, sem qualquer estresse ou demora.

Além dessa melhoria grande na experiência do consumidor e na relação dele com as marcas, o autoatendimento vai muito além e é um dos principais indicativos que o comportamento do consumidor está em inovação constante.

Por falar nisso, empresas que não se desafiam a trazer melhorias constantes e seguir as tendências de mais sucesso no mercado podem perder espaço perante as concorrentes, bem como a preferência dos consumidores.

Continue por aqui e entenda porque o autoatendimento merece a atenção da sua empresa, e como ganhou a preferência de 60,4% dos brasileiros.

No que consiste um autoatendimento?

Afinal, você sabe exatamente do que se trata esse termo? 

Ele nada mais é que uma possibilidade que a sua empresa pode criar para que os clientes possam realizar diferentes ações sozinhos com a ajuda da tecnologia. Nesse caso específico, o atendimento.

Com ele, você pode desde emitir a segunda via de uma conta, pagar as suas próprias compras no supermercado, até mesmo conversar com um chatbot, conseguindo informações variadas e tutoriais para resolver problemas.

A autonomia no atendimento é um dos maiores desejos dos clientes atuais, que são mais objetivos e querem realizar compras, pagamentos, resolver problemas e obter informações de forma rápida e como acham melhor.

Depender de expediente dos atendentes, filas, diversos minutos em um telefone e até mesmo dias na espera de um e-mail está longe do que os novos consumidores desejam.

Quais seus benefícios?

Os benefícios do autoatendimento vão muito além do que a agilidade nas operações.

Uma das maiores vantagens é a disponibilidade em todos os momentos, de forma que mesmo de madrugada, por exemplo, um cliente consegue tirar dúvidas com um chatbot, resolvendo pendências.

Outro grande diferencial é a liberdade para os consumidores, que não precisam depender de terceiros para conseguir o que querem e, com isso, podem se sentir mais livres para fazer as suas ações desejadas sem intervenção humana.

Por fim, não podemos esquecer que essa é uma tecnologia sem grandes segredos de implementação, é sensivelmente mais econômica do que manter equipes grandes de atendentes, assim como reduz tempo de espera e taxas de reclamações.

Invista em chatbots!

Agora que você sabe um pouco mais sobre o universo do autoatendimento e os benefícios de contar com a tecnologia para trazer melhorias na experiência dos seus clientes, por que não usar um chatbot ao seu favor?

Facilmente programados com as principais questões de clientes e usuários no geral, esses robôs são ideais para fazer uma triagem no atendimento das pessoas, enviando apenas clientes com problemas específicos para a equipe de SAC.

Diminua o tempo de espera, aumente a autonomia dos clientes e permita que a tecnologia torne a sua organização mais dinâmica! 

Por falar nisso, aproveite para continuar se aprofundando no tema e conheça os benefícios de ter um chatbot.

Sumário

Inscreva-se na Newsletter

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
plugins premium WordPress