O bom atendimento deixou de ser um desejo e passou a ser uma exigência do consumidor moderno.
Por isso, promover boas experiências pode fazer toda a diferença para um negócio se manter competitivo no mercado.
O consumidor do século XXI é exigente e o empreendedor precisa saber usar de flexibilidade para atender os diversos perfis de cliente. Para a maioria deles, a qualidade do atendimento é determinante na decisão de compra.
Inclusive, boa parte deles prefere pagar mais caro por um produto em troca de boas experiências em toda a sua jornada de compra, migrando muitas vezes para a concorrência quando não satisfeitos.
Continue a leitura e saiba como o atendimento de qualidade pode fazer a diferença para impulsionar as suas vendas.
Qual a importância de proporcionar um bom atendimento?
Segundo um relatório elaborado por uma plataforma internacional especializada em atendimento, boa parte dos consumidores insatisfeitos não está interessada em dar uma segunda chance à marca.
O levantamento anual revela que 61% dos consumidores iriam para o concorrente após uma única experiência ruim.
Gestores e líderes também são ouvidos e:
- 64% deles afirmam que investir em bom atendimento impacta positivamente no crescimento da empresa,
- 60% dizem melhorar a retenção de clientes,
- 47% relatam aumento na capacidade de venda cruzada,
- 56% das empresas têm como prioridade para os próximos 12 meses atender melhor o seu consumidor.
Todos esses dados são essenciais para confirmar a importância e a necessidade de promover boas experiências, no entanto, existem outras duas informações no relatório que merecem atenção especial por parte do empreendedor, que são:
- 68% dos clientes dizem que ainda há muito o que melhorar no atendimento,
- 90% deles gastarão mais com empresas que oferecerem um atendimento personalizado.
Como ter um atendimento de excelência?
Boas experiências para o cliente envolvem agilidade, facilidade e eficiência em todos os processos da sua jornada.
Para garantir um bom atendimento a empresa precisa contar com colaboradores devidamente treinados para atender com respeito, educação e segurança.
O atendente precisa saber ouvir, falar na hora certa e estar inteirado com as atividades da empresa para saber passar as informações devidas ao cliente.
Esse empreendedor também precisa disponibilizar os mais diferentes canais de comunicação para o cliente entrar em contato com a marca, afinal, a satisfação inicia pelo contato.
E o mais importante: colaboradores e os diversos canais precisam estar integrados para superarem as expectativas do consumidor.
Nesse sentido, vale ressaltar que o relatório mencionado também revela que 92% gastarão mais com empresas nas quais não precisem repetir informações já solicitadas e passadas.
Quais canais utilizar?
O consumidor moderno é multicanal. O que isso significa? Quer dizer que ele pode passar pela sua loja física, olhar um produto que lhe chamou a atenção e mais tarde comprá-lo no seu site, ou pelo WhatsApp.
Da mesma forma que ele pode visitar seu site, pesquisar sobre um produto ofertado, comprá-lo online e desejar pegá-lo pessoalmente na sua loja física.
Existem vários canais que podem ser usados pelo cliente para contatar a empresa, como e-mail, chat, WhatsApp, SMS, telefone e até mesmo ir na sua loja pessoalmente. Por isso, a sua empresa precisa oferecer flexibilidade para atender bem nos diversos canais.
Tratando-se de canal digital, segundo o e-commerce brasil, o WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos consumidores quando desejam entrar em contato com a marca.
Por outro lado, um artigo no portal do Canaltech mostra que quase 80% dos consumidores gostam de receber ofertas por mensagem de texto, ou seja, SMS.
Nessa hora, investir em sistema de multicanais para atender e conversar com seus clientes de forma fácil, rápida, acessível e em um único lugar pode superar a expectativas no quesito boa experiência.
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