Buscar por um novo canal de atendimento aos clientes sempre é uma boa ideia, especialmente quando ele pode se transformar em uma poderosa ferramenta de vendas.
É o caso do Instagram, que possui mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e vem ganhando cada vez mais força no Brasil.
Nosso país é o segundo do mundo em números de usuários, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, possuindo um público fiel em que 92% dos brasileiros visitam a plataforma pelo menos uma vez por dia.
A excelente notícia que temos para dar é que o Instagram é uma ótima opção para ser utilizado como canal de atendimento aos clientes.
Vamos, então, a partir dessa afirmação, apresentar neste post o que fazer para transformar essa rede social em uma forte ferramenta de apoio aos negócios da sua empresa.
Continue lendo e saiba detalhes a esse respeito!
Como o Instagram pode ser utilizado como canal de atendimento?
O primeiro passo para o empreendedor está em reconhecer a potencialidade das possibilidades existentes nessa plataforma e aproveitar os recursos disponíveis para atrair clientes para o seu negócio.
O Instagram pode ser uma ferramenta de vendas, para isso precisa ser utilizado da maneira correta.
Tudo começa a partir do Feed, onde é possível publicar posts com temas que atraiam o seu público, portanto, deve-se desenvolver um bom planejamento de conteúdo.
A partir daí, dirija sua atenção para as seguintes ações:
Comentários
Responder aos comentários com rapidez é muito importante para manter o interesse daqueles que enviam mensagens.
Porém, não adote uma resposta padrão e única, pois esse comportamento denota desinteresse.
O que faz a diferença é apresentar respostas humanizadas e resolutivas, ou seja, de acordo com o assunto que está sendo tratado.
Não esqueça também de adotar uma postura que atenda o seu público-alvo, portanto, é importante uma linguagem adequada ao estilo do seu negócio.
Se um cliente reclama de um pedido, por exemplo, evite falar para que ele ligue ou mande email para outro canal. Envie um direct com uma proposta de solução e avise na resposta que fez isso.
Direct
Outro ponto importante nesse canal de atendimento ao cliente está no Direct Message (conhecido como DM), quando o usuário pode iniciar uma interação a partir de uma resposta nos Stories ou diretamente como mensagem.
Esse recurso possibilita que o cliente possa:
- tirar dúvidas,
- realizar reclamações,
- apresentar sugestões,
- transformar uma interação em um pedido.
Portanto, vale a atenção para esse recurso do Instagram, quando se pode automatizar o atendimento, oferecendo uma experiência personalizada e mantendo o perfil da sua empresa sempre online.
Stories
Nos Stories é possível trabalhar muitas diversificações, como adicionar perguntas, desenvolver enquetes e aumentar a dinâmica entre o perfil e os seguidores.
Também é possível iniciar uma contagem regressiva para algum lançamento, além de inserir links com direcionamento para o site da empresa ou quem sabe para uma conversa pelo WhatsApp Business ou Telegram.
Como prestar um bom atendimento pelo Instagram?
A partir da criatividade e dedicação, é possível desenvolver excelentes abordagens pelo Instagram, transformando essa rede social em uma ótima opção de canal de atendimento.
Lembre-se de sempre utilizar uma linguagem que combina com o seu público-alvo, de ser gentil e responder o que o cliente deseja, sem enrolar ou dar respostas vagas.
Se você receber poucas mensagens pelo Instagram, uma boa ideia é escolher apenas uma pessoa da equipe para fazer esse atendimento, garantindo que o tom utilizado sempre será o mesmo.
Já se há um alto volume, distribua essa função para mais pessoas para evitar que as mensagens fiquem muito tempo sem serem respondidas.
Quer saber mais sobre a gestão da equipe de atendimento ao consumidor? Então continue no nosso blog e confira as nossas dicas.