Usando o Telegram como um canal de atendimento ao cliente

Usando o Telegram como um canal de atendimento ao cliente

O Telegram tem se tornado um importante canal de atendimento ao cliente por possibilitar uma comunicação rápida e eficiente.

Vivemos na era do consumidor omnichannel que, além de estar conectado e usar no dia a dia os mais diferentes canais de comunicação, também exige facilidade, praticidade e segurança por parte da marca no que diz respeito ao relacionamento com a empresa.

Em especial, o emergente Telegram vem apresentando diferenciais bem vantajosos diante de seus concorrentes, o que tem levado milhares de usuários e empresas a preferirem a ferramenta como canal de relacionamento.

Quer saber como esse aplicativo pode ser um importante canal de atendimento ao cliente na sua empresa? Continue a leitura.

O Telegram é um bom canal de atendimento ao cliente?

O Telegram é conhecido como um mensageiro, ou seja, um serviço de conversação gratuito que possibilita enviar mensagens instantâneas de texto, fotos, vídeos, etc. 

Todo o conteúdo fica armazenado na nuvem. O funcionamento é muito parecido com o do seu concorrente verdinho, o WhatsApp.

Para você compreender que, de fato, o aplicativo é um bom canal de atendimento ao cliente, precisamos destacar dois dados muito importantes:

1 – Em março de 2022, o total de telefones celulares no Brasil era de 258,3 milhões.

2 – Conforme artigo publicado em fevereiro de 2022 no portal Olhar Digital, mais de 60% dos brasileiros já tinham o Telegram baixado em seus celulares.

Esses dados já confirmam que o serviço é um excelente canal de atendimento ao cliente, mas, além do constante crescimento em número de usuários, ele também oferece outras vantagens, principalmente para uma empresa. 

Quais as vantagens?

Mesmo com um número mais baixo de usuários que os principais concorrentes, o Telegram oferece diferenciais super vantajosos para as empresas.

Alguns deles são:

  • armazenamento em nuvem, o que garante maior segurança e privacidade,
  • maior velocidade das informações,
  • possibilidade de cancelar ou editar a mensagem após o envio,
  • grupos com até 200 mil pessoas,
  • criação de canais de transmissão com número ilimitado de contatos,
  • possibilidade de agendamento.

Destacamos que o fato de possibilitar a criação de canais de transmissão com números ilimitados de contatos permite que você envie, com o consentimento do usuário e seguindo todas as boas práticas previstas na LGPD, promoções, produtos e serviços.

É por isso que o Telegram ficou conhecido como um eficaz canal de atendimento e relacionamento para empresas de todos os portes e segmentos.

Dicas de como utilizar

Para que o Telegram seja usado como um canal de atendimento ao cliente de forma eficaz e que garanta boas experiências ao seu consumidor omnichannel, você deve usar um sistema de multicanais.

Esse sistema tem também a integração do aplicativo Telegram, juntamente com outros apps, como:

  • WhatsApp, 
  • Facebook Messenger, 
  • Chat Online, 
  • Skype, 
  • SMS.

Todo o atendimento acontece em uma mesma tela, bastando um único número, o da sua empresa.

Além disso, você pode ter atendentes simultâneos, quantos forem precisos, e ainda configurar um atendimento automático.

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