O envio de cotações via WhatsApp torna-se cada vez mais comum nos relacionamentos comerciais.
Afinal de contas, a maioria das pessoas sabe trabalhar com essa ferramenta, pois, segundo uma pesquisa realizada pela empresa de pesquisa Opinion Box, 99% dos brasileiros possuem essa solução instalada em seus smartphones.
Outra informação importante dessa pesquisa é que 80% dos usuários desse aplicativo passaram a se comunicar com as empresas utilizando essa plataforma.
Isso significa que esse canal deixou de ser usado apenas para bate-papo e troca de mensagens com amigos e conhecidos, tornando-se um importante meio de relacionamento para os negócios e atividades do dia a dia.
Diante dessa realidade, é fundamental que sua empresa saiba utilizar e enviar cotações e outros documentos via WhatsApp.
Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
Por que enviar cotações via WhatsApp?
O primeiro motivo que obriga as empresas a se adequarem para o envio de cotações via WhatsApp diz respeito à preferência dos clientes em querer recebê-las por esse canal.
Segundo muitas pessoas, essa ferramenta possibilita que a partir de qualquer lugar e no momento desejado possam (através do seu smartphone) acessar e analisar os documentos e propostas.
Por estarem constantemente acessando a plataforma, o processo torna-se mais ágil e prático, quando:
- O acesso às informações é instantâneo;
- É possível em tempo real apresentar questionamentos e tirar dúvidas;
- O compartilhamento das cotações é realizado de forma rápida e fácil.
As vantagens apresentadas por essa plataforma tornam esse canal uma ferramenta interessante e prática para a solicitação de cotações, esclarecimentos e fechamento de negócios.
Como fazer isso?
O primeiro passo para o envio de cotações via WhatsApp é transformar o documento (normalmente criado no formato .doc ou similar) em um arquivo PDF.
Esse formato impede que mudanças sejam realizadas no documento e garante fidelidade àquilo que foi apresentado por sua empresa no envio da proposta.
A partir do desenvolvimento desse documento, fica fácil anexá-lo a uma mensagem e enviá-lo para o potencial cliente.
Cuidando para que a cotação apresente qualidade e clareza, é fundamental o controle das propostas emitidas e a guarda do histórico de todas as ações realizadas junto aos solicitantes.
Para isso, faz-se necessário reunir em uma única plataforma todas as ações tomadas, onde seja possível se avaliar em que ponto está cada uma das negociações.
Conheça nossas soluções!
As soluções da MKOM possibilitam que diversos atendentes possam estar em contato com vários clientes e permite o acesso a detalhes a respeito do que já foi realizado em termos de troca de mensagens, esclarecimentos, apresentações e cotações, independente do canal de comunicação em que a ação tenha sido desenvolvida.
Isso significa que uma cotação pode ter sido enviada via WhatsApp e a negociação envolvendo o fechamento da proposta será realizado em outros canais, como, por exemplo:
- Telefone;
- WebChat;
- Facebook Messenger;
- SMS;
- E-mail;
- Telegram;
- Etc.
Contar com uma plataforma multicanal e omnichannel facilita os controles e possibilita que nenhuma ação seja “perdida” em um processo de negociação.
Para isso, a MKOM possui soluções específicas para cada realidade, onde, a partir das necessidades de sua empresa, uma plataforma de gestão de contatos pode ser implantada, garantindo o sucesso da operação e excelentes negócios para o seu empreendimento.
Agora que você conhece mais a respeito do envio de cotações e materiais via WhatsApp e sabe como gerir todos os contatos realizados com segurança e qualidade, acesse o site da MKOM e obtenha detalhes das soluções que disponibilizamos a centenas de empresas de todo o Brasil!