Como reduzir a inadimplência usando o SMS!

Picture of Conteúdo MKOM

Conteúdo MKOM

O número de pessoas endividadas no Brasil tem aumentado e buscar alternativas para saber como reduzir a inadimplência se tornou um dos grandes desafios para empreendedores e gestores dos mais diversos segmentos.

Segundo o Mapa da Inadimplência no Brasil, de fevereiro de 2022, são mais de 65 milhões de consumidores que não conseguem quitar seus débitos nos devidos vencimentos combinados. 

Esse índice é o maior desde maio de 2020, no auge da pandemia.

No total, esses consumidores somam R$ 263 bilhões em dívidas negativadas, ou seja, em atraso, o que representa um grande impacto na organização financeira empresarial.

Nesse cenário, o SMS se tornou uma ferramenta com alto índice de retorno quando trata de renegociar dívidas. 

Quer saber como você pode reduzir a inadimplência na sua empresa usando esse recurso? Continue a leitura!

Como reduzir a inadimplência?

Para aprender como reduzir a inadimplência, é preciso considerar que ela se trata de uma condição e não de um desejo do consumidor. 

A condição pode ser em decorrência de uma falta de planejamento, por desemprego, redução no salário e muitos outros motivos, inclusive por esquecimento por parte do cliente.

Outro fator relevante é o tempo da dívida. 

Segundo dados do Indicador da Serasa Experian, publicados no Agência Brasil (órgão oficial do Governo Federal), quanto mais recente é o débito maior é a chance de quitação.

Os dados apontam que 74,3% dos compromissos vencidos há 30 dias haviam sido quitados. 

Esse percentual vai baixando à medida que o tempo passa, chegando a 16,3% para as dívidas que estão sem o devido pagamento há mais de 6 meses. 

Dessa forma, existem maneiras eficazes para ajudar a reduzir a inadimplência:

  • envio de lembretes de vencimentos dos respectivos pagamentos para os clientes através de uma régua de cobrança eficaz,
  • comunicados que o pagamento não foi efetivado na data combinada,
  • oferta de descontos e facilidades de pagamentos para elevar o percentual de recuperação de crédito.

Lembre-se que tão importante quanto saber como reduzir a inadimplência, é fazer o cliente se sentir respeitado, percebendo o seu interesse em tê-lo como consumidor e o seu propósito em ajudá-lo a quitar as dívidas.

Isso pode ser feito facilitando as formas de pagamento para ele, ainda que mantendo o valor da dívida.

É possível reduzir a inadimplência por SMS?

Uma ligação telefônica direta para o seu consumidor pode não ser a alternativa mais inteligente para quem está procurando formas sobre como reduzir a inadimplência.

Isso porque um contato telefônico pode acontecer em horário inapropriado, constranger o seu cliente ou ainda ele decidir não atender.

O SMS substitui a ligação e é uma forma de contato não invasiva, afinal, ele irá ler a mensagem quando puder, sem passar por constrangimentos da cobrança direta.

Respondendo à mensagem e feita a renegociação, você pode enviar inclusive o código de barra para quitação do débito de maneira automatizada.

Destacamos que conforme dados do Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Igeoc), um contato por SMS oferece um índice de retorno entre 20% a 30% maior nas renegociações de dívidas, quando comparado com e-mail e telefone, por exemplo. 

Outra forma de usar o SMS para ajudar a reduzir a inadimplência é enviar lembretes de pagamentos para os clientes mensalmente. Isso se chama régua de cobrança.

Você pode programar mensagens para a véspera do vencimento e o dia do vencimento, por exemplo, isso evita os possíveis esquecimentos.

Conte conosco!

Quando o seu consumidor aceita passar dados de contato dele para a sua empresa, ele só fez isso porque confia no senso crítico da gestão e sabe que as mensagens enviadas passarão por um filtro de qualidade e todas têm um objetivo que é do interesse dele.

Inclusive, essa é uma obrigação pela LGPD: enviar apenas conteúdos permitidos ou de legítimo interesse.

Portanto, para você que está buscando alternativas sobre como reduzir a inadimplência, uma forma inteligente e eficaz de se relacionar com o seu consumidor é por meio do SMS. 

Com a solução MKSms, você pode enviar suas mensagens de forma automática, para mais de um destinatário, e terá a garantia de 100% de entrega para os números ativos.

Você pode usar a ferramenta para enviar lembretes de vencimento de faturas, código de barra, confirmação de pagamento ou até mesmo o comunicado do não recebimento na data combinada, tudo sem trabalho manual.

Além de ser uma forma de otimizar a sua comunicação, a solução ainda possibilita o acesso a um relatório de envio e análises. 

Agora que você sabe como reduzir a inadimplência, entre em contato conosco para conhecer de perto nossas soluções e recuperar com mais facilidade suas dívidas em atraso!

Sumário

Inscreva-se na Newsletter

Compartilhe em sua rede:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Comentários