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Como atender o consumidor 4.0?

Como atender o consumidor 4.0?

Conteúdo MKOM

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O mundo digital está em constante avanço e o mesmo ocorre com os usuários. Foi com essa ideia que surgiu o conceito de consumidor 4.0.

Muito se fala sobre a indústria 4.0 e o 5G, que são as últimas gerações do modo de produzir e se conectar, mas nem sempre as pessoas lembram que a forma de comprar, escolher a empresa, se informar e finalizar as compras também se atualiza constantemente.

O consumidor 4.0 é a representação de como as inovações constantes podem alterar até mesmo a forma das pessoas consumirem e escolherem a empresa que irão se fidelizar, por exemplo.

Fatores como a presença digital consolidada, canais de comunicação eficientes, adoção do omnichannel, site que abre perfeitamente no celular, redes sociais alimentadas com conteúdos surpreendentes, tempo de entrega e a experiência de determinado produto ou serviço chamam a atenção.

Então, quem ainda adota ações que eram usadas há 10 anos, por exemplo, pode não atender corretamente às necessidades dos atuais clientes, de forma a perder visibilidade, cliques, fidelização e, claro, as tão desejadas vendas.

Ao passo que as inovações e tendências da tecnologia vieram para facilitar o cotidiano das pessoas de diferentes formas, elas também forçam de certa forma que as empresas mudem os seus jeitos de vender, fazer publicidade e agir para atender os clientes de agora.

A Geração Z, por exemplo, tem um comportamento muito diferente do que os seus pais tiveram, ela se preocupa com os valores das empresas, as suas contribuições para a sociedade e o meio ambiente, e a não crueldade com os animais.

A verdade é que para atender o consumidor 4.0 é preciso inovar

Entenda um pouco mais sobre a evolução dos consumidores e de que forma a sua empresa pode evoluir para atender essas pessoas mais críticas, exigentes e antenadas.

Estágios da evolução do consumidor

Antes de entender um pouco mais sobre quem é o consumidor 4.0 e como atender essa nova geração de clientes, é importante voltar um pouco na história e conhecer as etapas de evolução da forma de comprar:

Consumidor 1.0: o foco era entender de que forma determinado produto iria ajudar na sua vida, e fatores como marca e valor agregado não eram levados em conta.

Consumidor 2.0: com o crescimento das indústrias, os concorrentes começaram a surgir, fazendo esse novo consumidor a opção de escolher alguma empresa.

Consumidor 3.0: aqui, os clientes já entendiam o poder da marca e do senso de se sentir pertencente àquela empresa. Ações mais segmentadas e com maior planejamento vieram para trazer diferenciais e convencer as pessoas pela emoção.

Quem é o consumidor 4.0?

E agora, quem é o consumidor 4.0? 

Como uma verdadeira revolução, esse consumidor, apesar de aparecer depois do 3.0, parece estar a quilômetros de distância dele.

Com o poder da internet em suas mãos, informações fáceis que podem ser acessadas em segundos, um leque infinito de possibilidades de compra e escolhas, esse tipo de cliente não se preocupa apenas com preços, marcas, competitividade e diferenciais de produtos.

Ele quer conhecer a marca de forma profunda, entendendo os seus interesses, ações sociais e do meio ambiente, valores, decisões e de que forma estão evoluindo para se tornarem melhores.

Muito mais que um produto ou serviço, o consumidor 4.0 compra experiências, sensações, memórias e sentimentos que não tem preço, tem valor.

De que forma devo atendê-lo?

Por terem necessidades novas, maior acesso à informação e estarem presentes no auge da tecnologia, esses consumidores precisam de uma atenção diferente também!

Sendo assim, use a tecnologia e a inovação ao seu favor, fazendo estudos de mercado específicos, segmentando ao máximo a sua base de clientes e procurando formas de se comunicar com eles, de maneira a criar um relacionamento.

Já se foi o tempo onde os clientes entravam na sua loja apenas para fazer uma compra e sair. 

Agora eles querem uma relação mais próxima, com direito a programas de fidelidade, cadastro em newsletter, recebimento de pesquisas no e-mail e muito mais.

Será que a sua empresa está preparada para atender a nova geração de clientes? Aproveite para se aprofundar ainda mais no assunto e entender como criar uma estratégia de marketing para momentos de crise.

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