fbpx
Como aplicar o conteúdo interativo em diferentes canais?

Como aplicar o conteúdo interativo em diferentes canais?

Conteúdo MKOM

Conteúdo MKOM

Um dos resultados da inovação, o conteúdo interativo, veio como uma grande oportunidade de fazer diferente em variados canais e surpreender até os usuários mais críticos.

Ao passo que há décadas o jornal ilustrado causava emoção pelas imagens coloridas e as notícias sempre quentes, hoje em dia com a internet é muito mais difícil surpreender os usuários, que possuem na palma da mão o que eles quiserem.

Com o surgimento da internet, a definição de surpresa foi mudando cada vez mais, de forma que um vídeo já não causa a mesma emoção que causava quando o YouTube surgiu, bem como os anúncios deste modelo.

Hoje em dia, as pessoas querem experiências ainda mais imersivas, de forma que não desejam apenas ver um material, mas fazer parte deles também. Seja clicando, arrastando ou até mesmo escolhendo dentre as opções disponíveis.

É aí que nasceu o conteúdo interativo, tipo de mídia focada na interação e na relação mais próxima com os usuários, que mesmo que não virem clientes na totalidade, provavelmente irão se surpreender de alguma forma.

Muito mais que vender, as marcas estão cada vez mais focadas em gerar emoções, memórias e boas lembranças sobre elas, para que mesmo comprando em outro lugar de vez em quando, o usuário lembre da marca como a mais inovadora, por exemplo.

Entenda do que se trata o conteúdo interativo e de que forma você pode usar esse diferencial em diferentes canais, para surpreender desde os seus leads mais tradicionais até os que praticamente nasceram com um celular nas mãos. Confira.

O que é conteúdo interativo?

Como o nome indica, o conteúdo interativo é aquele criado para que o usuário faça parte de sua apresentação.

Grandes exemplos são os infográficos que terminam de expor as informações depois da rolagem do mouse, textos que complementam em tópicos quando clicados em determinadas partes e enquetes nas redes sociais.

Outros grandes indicativos de materiais interativos são os carrosséis de imagens nas redes sociais, questionários incorporados diretamente no e-mail, por exemplo, e até mesmo galerias de imagens que mostram outros ângulos do produto ao passar o mouse.

Como aplicá-lo em cada canal?

O conteúdo interativo é repleto de benefícios e pode se tornar um grande diferencial para a sua empresa conseguir passar as mensagens que precisa e ainda conhecer melhor a base de contatos.

No entanto, é importante entender que cada canal possui as suas particularidades, sendo importante conhecê-las e saber de que forma usar cada um ao seu favor, criando verdadeiros cases de sucesso. Veja a seguir.

Instagram

De forma gratuita e sem segredos, o Instagram é uma rede social marcada por conteúdos interativos, dentre eles as enquetes, caixinhas de perguntas, questionários e até mesmo os famosos desafios de perguntas e respostas nos stories.

No feed, em geral, é possível ver os carrosséis de imagens, que precisam ser rolados para o lado para que o usuário veja todas as fotos e também os posts que pedem algum tipo de resposta como forma de pesquisa, seja com emojis, palavras e marcação de amigos.

WhatsApp e Telegram

Principalmente com o surgimento de chatbots, criar conteúdos interativos para esses aplicativos de mensagem se tornou ainda mais fácil. Com menus, perguntas, enquetes e até mesmo pesquisas de mercado, esses robôs conseguem ótimos resultados.

Além disso, por se tratarem de softwares de ponta, ao passo que fomentam a interação dos usuários, captam as suas respostas, de forma a gerar insights poderosos sobre a audiência.

Ah, formatos diferentes dos tradicionais textos são bem vindos, como os vídeos, fotos e até mesmo as famosas figurinhas.

SMS

Achou que o SMS estaria fora dessa lista? Com ele, você pode enviar pesquisas de satisfação, links de pagamentos, status do pedido e até mesmo de uma solicitação realizada, bem como enquetes e pequenos questionários.

Um grande ancião do digital, o SMS, continua forte e não perderá esse posto tão cedo, visto que possui diferenciais, como a alta taxa de abertura e a facilidade em enviar bastante mensagem simultaneamente, bem como o custo e a mensuração de dados.

E-mail

O e-mail é um grande aliado quando o assunto é conteúdo interativo, isso porque ele permite uma variedade de formatos e estilos, o que pode fazer com os seus usuários tenham uma experiência mais imersiva ao ler as suas mensagens.

Ele pode trazer links que levam para o seu e-commerce, pesquisas de satisfação incorporadas diretamente no e-mail, carrosséis de imagens e até mesmo gifs e demais materiais que incentivam a interação.

Pronto para inovar e surpreender ainda mais a sua audiência? Continue em nosso blog e leia também se é possível usar o Instagram como canal de atendimento ao cliente.

Sumário

Inscreva-se na Newsletter

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
plugins premium WordPress