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Por que email não chega e como solucionar o problema?

Por que email não chega e como solucionar o problema?

Conteúdo MKOM

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Se você já investiu em disparo de emails, provavelmente já percebeu que nem todos chegam aos seus remetentes. No entanto, por que email não chega para todos?

Infelizmente, esse é um problema que ocorre com muitas empresas que utilizam esse serviço, desde as menores até as gigantes multinacionais, o que pode implicar em diminuição da taxa de abertura, engajamento e as vendas, por exemplo.

É importante primeiro entender as principais causas do problema, que pode envolver uma série de falhas, tanto operacionais quanto do IP, assim como trabalhar em formas de entender o que pode estar acontecendo e encontrar meios para resolver.

De fato, dentro do universo do email marketing diversos fatores e etapas estão envolvidas a partir do momento que você clica em enviar. Desde um IP compartilhado até mesmo uma baixa reputação da sender score e muito mais.

Pensando em ajudar você a entender algumas causas do seu email não chegar para toda a base de leads, assim como formas de diminuir ao máximo o fato das mensagens não chegarem aos destinatários, criamos este post.

Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre esse universo e o que pode ser feito para ter mais sucesso com as estratégias de email marketing e como tornar o processo mais simples e pautado em boas práticas, melhorando a relação com o cliente.

Como saber porquê email não chega?

Para entender porquê o email não chega para toda a base de leads, é importante conhecer as principais causas que estão por trás disso, sendo as mais comuns:

Título sensacionalista ou ofensivo: palavras como “grátis”, “imperdível”, “promoção” ou “clique aqui”, assim como ameaças ou sentenças com duplo sentido, como “as pessoas estão se matando de comprar”, podem ser barradas pelos provedores automaticamente.

Base de leads desatualizada: e-mails antigos e de clientes que há um tempo não abrem ou engajam devem ser limpos, para não fazerem um volume morto.

IP compartilhado: muitas empresas utilizam IPs compartilhados com outras empresas, que nem sempre possuem uma reputação de qualidade ou envio adequado. Ter um dedicado é importante para ter total controle da qualidade e entrega.

Sender score: essa é uma nota que vai de 0 a 100 e avalia o fato dos seus e-mails irem para o SPAM, a presença do seu domínio em blacklists, dentre outros. Quanto mais baixo, menor a entrega.

Depois de conhecer esses principais motivos, é importante analisar cada um deles e investigar a provável causa da taxa de entrega baixa.

Ameaças de entrega de e-mail

Além das causas que citamos logo acima, existem determinados comportamentos que são considerados ameaças aos usuários, de forma a barrar o envio de centenas de e-mails.

Entre as principais, podemos citar o ato de comprar listas de leads prontas, ter e-mails duplicados na base e conter endereços com erros de digitação.

Além disso, existem casos onde pessoas na base de mailing digitam e-mails falsos e que existem temporariamente. Assim, quando fizer o disparo eles não chegam, além de poder diminuir a sua sender score. Atente-se!

Como fazer o disparo de e-mails com eficiência?

Agora que você sabe algumas causas do porquê o email não chega e algumas ameaças que podem ocorrer para a sua base de leads, trouxemos também algumas soluções que podem melhorar bastante a sua taxa de entrega, assim como a sua reputação digital.

Entre elas, podemos citar a higienização de base de e-mails frequente, o controle de dados duplicados ou endereços escritos errados, a escolha de uma ferramenta de qualidade para fazer o CRM, nunca comprar listas e por fim, analisar os dados sempre que fizer um disparo.

É muito importante se atentar com essas informações, para ter uma melhor performance nessa estratégia! Por falar em canais de comunicação, continue por aqui e leia também sobre como usar o Telegram como mais um canal de atendimento.

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