Enviar SMS continua sendo uma das mais eficazes formas de comunicação, seja no âmbito pessoal ou corporativo.
Há exatos 30 anos, o britânico Neil Papworth, um jovem engenheiro da Vodafone (operadora móvel multinacional inglesa sediada em Londres), enviava em caráter de teste a primeira mensagem via SMS a um amigo, desejando Feliz Natal.
Na época, em 1992, Papworth fazia parte de uma equipe de desenvolvimento que trabalhava para criar serviços de mensagens curtas para a operadora.
Três décadas passadas, a ferramenta continua sendo um dos mais eficientes canais para o envio de mensagens.
Em especial, e atualmente, é objeto de campanhas das mais variadas estratégias de marketing digital, permitindo o fortalecimento do relacionamento entre marca e cliente.
Quer saber por que o SMS continua sendo aposta dos profissionais do marketing? Continue a leitura!
Por que enviar SMS é uma boa estratégia?
A Slick Text, uma agência de marketing digital norte-americana, traz em seu portal dados interessantes que demonstram que o SMS continua sendo um canal essencial de comunicação empresarial.
Selecionamos 7 deles para você observar como o uso desse recurso continuará crescendo nas campanhas de marketing e como a ferramenta é eficaz no relacionamento da marca com o consumidor:
Como ter sucesso no envio do SMS?
Atualmente, enviar SMS faz parte de estratégias de marketing digital que visam a aproximação da marca com os consumidores ou da empresa com o cliente.
Uma forma de fazer isso, por exemplo, é no pós-venda. Com a devida permissão do cliente, uma boa ideia é enviar questionários direcionados e personalizados para saber da experiência dele com a marca.
Outras formas de utilização de SMS são:
- envio de cupons de descontos para compras futuras,
- comunicação de novidades, lançamentos e eventos promovidos pela marca,
- confirmação de pagamento ou de alguma ação realizada pelo cliente,
- atualização sobre algum pedido de compra ou solicitação de serviços.
Por outro lado, para ter sucesso no envio, é preciso considerar alguns pontos importantes na relação com o seu consumidor, que são:
- só envie mensagens com o consentimento do seu cliente,
- cuidado com o horário ao enviar SMS para não perturbar ou gerar desconforto,
- insira no início do texto alguma tag destacando o remetente da mensagem,
- complemente suas campanhas inserindo outros canais de comunicação, como e-mail, WhatsApp, etc.
Não esqueça que um dos diferenciais de enviar SMS, e que faz a ferramenta ser uma das preferidas do usuário, é o formato das mensagens que devem ser curtas, claras e objetivas.
Além do envio de mensagens, a sua empresa também pode usar o SMS como um canal de atendimento ao cliente.
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Como você percebeu, enviar SMS é uma forma de fazer isso e tornar mais próxima a relação entre cliente e empresa. Afinal, todo consumidor deseja ser ouvido e lembrado.
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