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Estratégia de marketing para momentos de crise

Estratégia de marketing para momentos de crise

Conteúdo MKOM

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Toda empresa sabe que deve apostar em estratégia de marketing, mas em momentos de crise o investimento nesse setor é crucial para que o seu negócio não fique esquecido e acabe engolido pela concorrência. 

A pandemia resultou em uma crise social, sanitária e econômica mundial. Por outro lado, ela confirmou e adiantou o que era uma tendência para o mercado: o uso das ferramentas digitais para comprar, vender e se relacionar com o cliente.

O portal Olhar Digital traz uma matéria datada de março de 2022 informando que um a cada três consumidores, na América Latina, realizam pelo menos uma compra online semanalmente. 

Nesse cenário, tem destaque a marca que sabe onde o seu consumidor está e oferece canais e recursos de acessos para ser encontrada por ele e também melhorar o relacionamento com o seu cliente.

Quer conhecer algumas estratégias de marketing para melhorar a experiência do seu público, atrair o seu consumidor e melhorar o seu resultado em tempos de crise? Continue a leitura.

Como deve ser feita a estratégia de marketing para momentos de crise?

Segundo o Mercado e Consumo, 64% das empresas vão aumentar os investimentos no digital, inclusive no marketing, já que o consumidor está online o tempo todo e escolhe o canal que prefere para se comunicar com a empresa.

Investir de forma estratégica no marketing é estabelecer ações viáveis a curto, médio e longo prazo, sempre explorando ao máximo todas as possibilidades disponíveis para melhorar o atendimento ao cliente e superar a crise.

Campanhas de marketing de forma geral visam:

  • aproximar a marca do cliente;
  • Atrair clientes;
  • Identificar oportunidades; 
  • Gerar credibilidade no mercado;
  • Fortalecer a marca junto ao mercado;
  • Melhorar o relacionamento empresa x consumidor.

Para isso, você precisa apostar em ações que tornem a sua comunicação mais humanizada e ofereçam um atendimento personalizado.

Dessa forma, é necessário investir em:

Canais de comunicação

Uma das características do consumidor moderno é ser multicanal e omnichannel e é ele quem escolhe a forma como deseja chegar até a empresa para comprar. 

Por exemplo, uma pesquisa do SPC Brasil informa que 9 a cada 10 consumidores que têm acesso à internet (e que preferem comprar na loja física) costumam primeiro pesquisar e tirar informações do produto no ambiente online.

Já outra informação, publicada na CNN Brasil, informa que 71% dos consumidores brasileiros preferem comprar online e utilizam para isso os diversos canais.

Para quem está pensando em investir em estratégias de marketing para superar a crise é importante se preocupar com os canais de relacionamento e comunicação com o cliente.

Uma outra pesquisa, publicada no Jornal O Povo, informa que chats e WhatsApp são os canais preferidos de atendimento do consumidor quando utilizam o SAC da empresa.

A Revista Encontro também traz uma matéria informando que as notificações enviadas por celulares influenciam em 58% nas compras por impulso, logo, SMS e mensagem pelo Whats podem ser uma excelente ferramenta para vender.

Com todos esses dados, na sua estratégia de marketing sua empresa precisa estar devidamente preparada para estar presente e oferecer ao seu consumidor diferentes canais de comunicação.

Tipos de abordagens para utilizar

Com certeza cada canal de comunicação exige uma abordagem diferente na estratégia de marketing visando a aproximação com o público.

No entanto, independentemente do canal utilizado, a comunicação deve ser empática, clara e humanizada.

Evite textos prontos e mensagens automáticas. Afinal, o seu cliente deseja um atendimento personalizado.

Conte conosco!

Na hora de elaborar sua estratégia de marketing e superar a crise, conte com as tecnologias em comunicação da MKOM.

Nossas soluções se adequam ao seu modelo de negócio, potencializando todo o seu atendimento e possibilitando que você ofereça as melhores experiências ao seu cliente.

Agora que tal continuar a leitura e compreender melhor como melhorar o atendimento ao cliente multicanal e omnichannel?

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