Toda empresa sabe que deve apostar em estratégia de marketing, mas em momentos de crise o investimento nesse setor é crucial para que o seu negócio não fique esquecido e acabe engolido pela concorrência.
A pandemia resultou em uma crise social, sanitária e econômica mundial. Por outro lado, ela confirmou e adiantou o que era uma tendência para o mercado: o uso das ferramentas digitais para comprar, vender e se relacionar com o cliente.
O portal Olhar Digital traz uma matéria datada de março de 2022 informando que um a cada três consumidores, na América Latina, realizam pelo menos uma compra online semanalmente.
Nesse cenário, tem destaque a marca que sabe onde o seu consumidor está e oferece canais e recursos de acessos para ser encontrada por ele e também melhorar o relacionamento com o seu cliente.
Quer conhecer algumas estratégias de marketing para melhorar a experiência do seu público, atrair o seu consumidor e melhorar o seu resultado em tempos de crise? Continue a leitura.
Como deve ser feita a estratégia de marketing para momentos de crise?
Segundo o Mercado e Consumo, 64% das empresas vão aumentar os investimentos no digital, inclusive no marketing, já que o consumidor está online o tempo todo e escolhe o canal que prefere para se comunicar com a empresa.
Investir de forma estratégica no marketing é estabelecer ações viáveis a curto, médio e longo prazo, sempre explorando ao máximo todas as possibilidades disponíveis para melhorar o atendimento ao cliente e superar a crise.
Campanhas de marketing de forma geral visam:
- aproximar a marca do cliente;
- Atrair clientes;
- Identificar oportunidades;
- Gerar credibilidade no mercado;
- Fortalecer a marca junto ao mercado;
- Melhorar o relacionamento empresa x consumidor.
Para isso, você precisa apostar em ações que tornem a sua comunicação mais humanizada e ofereçam um atendimento personalizado.
Dessa forma, é necessário investir em:
Canais de comunicação
Uma das características do consumidor moderno é ser multicanal e omnichannel e é ele quem escolhe a forma como deseja chegar até a empresa para comprar.
Por exemplo, uma pesquisa do SPC Brasil informa que 9 a cada 10 consumidores que têm acesso à internet (e que preferem comprar na loja física) costumam primeiro pesquisar e tirar informações do produto no ambiente online.
Já outra informação, publicada na CNN Brasil, informa que 71% dos consumidores brasileiros preferem comprar online e utilizam para isso os diversos canais.
Para quem está pensando em investir em estratégias de marketing para superar a crise é importante se preocupar com os canais de relacionamento e comunicação com o cliente.
Uma outra pesquisa, publicada no Jornal O Povo, informa que chats e WhatsApp são os canais preferidos de atendimento do consumidor quando utilizam o SAC da empresa.
A Revista Encontro também traz uma matéria informando que as notificações enviadas por celulares influenciam em 58% nas compras por impulso, logo, SMS e mensagem pelo Whats podem ser uma excelente ferramenta para vender.
Com todos esses dados, na sua estratégia de marketing sua empresa precisa estar devidamente preparada para estar presente e oferecer ao seu consumidor diferentes canais de comunicação.
Tipos de abordagens para utilizar
Com certeza cada canal de comunicação exige uma abordagem diferente na estratégia de marketing visando a aproximação com o público.
No entanto, independentemente do canal utilizado, a comunicação deve ser empática, clara e humanizada.
Evite textos prontos e mensagens automáticas. Afinal, o seu cliente deseja um atendimento personalizado.
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Agora que tal continuar a leitura e compreender melhor como melhorar o atendimento ao cliente multicanal e omnichannel?