Pare para pensar: quanta informação sobre vendas online você ouve praticamente todos os dias? Mas, na prática, quais delas são realmente válidas (e se aplicam à atualidade), e quais delas já estão ultrapassadas – ou que não passam de mitos baseados em uma visão externa deste segmento?
No artigo de hoje, vamos abordar alguns dos mitos e verdades mais recorrentes que ouvimos por aqui. Isso vai ajudar você a entender melhor suas possibilidades de avançar no meio digital!
MITO: Vendas online são só para grandes empresas
Hoje em dia, simplesmente não há mais espaço para dizer que vendas online são exclusividade de grandes negócios digitais. De pequenos empreendimentos a enormes multinacionais, o meio digital é plural o suficiente para que todos encontrem seus espaços e níveis de investimento para obterem o retorno desejado.
VERDADE: Estrutura online também dá trabalho
Não pense que vender online é só ligar um computador e deixar que as máquinas façam tudo sozinhas. É importante configurar, testar, avaliar resultados, refazer e considerar os indicadores principais para o seu negócio. Agindo assim, você garante que tudo corra conforme o esperado.
MITO: Negócios locais não precisam de presença digital
Este é um grande mito que circula em vários locais. Mesmo os negócios mais locais precisam de uma sólida presença digital, para gerarem satisfação. Hoje em dia, não faz mais sentido que uma pessoa vá até seu empreendimento para descobrir que o produto que ela deseja acabou; ou para saber como proceder com a garantia de alguma compra que fez.
Usar a tecnologia a seu favor ajuda a resolver essa situação com facilidade. Isso gera satisfação e evita frustrações.
VERDADE: Estar perto do clientes exige mais do que postar memes
Essa é uma enorme realidade. Muita gente ainda acredita que presença digital e bom atendimento se resume a postar um ou outro meme, de vez em quando, nas redes sociais. Isso simplesmente não condiz com a realidade.
É claro que pessoas adoram interagir com piadas e conteúdos divertidos. Mas quando um problema aparece, elas querem resolução – e querem isso de forma eficiente. E o mais rápido possível.
Por isso, oferecer conteúdo de qualidade – e ter meios adequados para a resolução de problemas – é o que realmente aproxima você dos seus clientes!
MITO: Meu site faz tudo sozinho, da venda ao suporte
Até pode ser verdade que o seu site resolva boa parte do fluxo de atendimento – e isso é ótimo, um excelente sinal de excelência no atendimento. Mas, vez ou outra, será necessário ir além do usual e dar um toque humano, mesmo que isso seja por meio dos sistemas e bots do seu site.
Lembre-se: a tecnologia é uma facilitadora para ter a excelência como resultado, e não fim em si mesmo. Utilize-a a seu favor, em vez de trabalhar para que apenas ela opere em contato com seus clientes.
VERDADE: Suporte de qualidade faz diferença para vender online
Definitivamente! Suporte de qualidade faz a satisfação se elevar. E o seu cliente retornar para compras futuras.
Soluções ominichannel permitem compreender todo o ciclo de vida de um atendimento. E identificar onde sua equipe precisa se aprimorar, para oferecer excelência de maneira consistente.
– MKChannels: Sistema Multicanal de Atendimento Digital;
– MKSms: Sistema Corporativo de Envio de SMS.