Você conhece os testes A/B e sua importância para melhorar os resultados das suas campanhas de e-mail marketing?
De acordo com um estudo realizado pela empresa de consultoria norte-americana (The Radicati Group), o e-mail continuará a fazer muito sucesso em todo o mundo entre os anos de 2021 e 2025.
Segundo os dados apresentados, esse canal de comunicação é considerado pelo público que o utiliza como o “oficial” para os assuntos que envolvem negócios, portanto, é visto de forma diferenciada, quando comparado às outras possibilidades existentes no mercado.
Em 2021, existiam no mundo 4,1 bilhões de usuários e as previsões apontam que no ano de 2025 serão 4,5 bilhões, confirmando a continuidade do seu uso e a importância que precisa receber nas estratégias de marketing de qualquer empresa.
Neste post, apresentaremos o que são testes A/B e de que maneira sua empresa deve utilizá-lo. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
O que são testes A/B?
Os testes A/B partem da criação de um único conteúdo de e-mail, onde alguma variável é modificada para ser avaliado os resultados, ou seja, qual deles possui maior aceitação por parte dos destinatários.
Essa variável, pode ser:
- Imagem;
- Tamanho dos botões;
- Cores;
- Assunto;
- Etc.
O objetivo é dividir a lista de destinatários em duas versões e dispará-las.
Através do monitoramento é possível verificar qual das duas versões atingiu melhores resultados, o que indica qual é a melhor estratégia a ser utilizada em termos de design, cores, chamadas e formato das mensagens.
Lembre-se que quanto maior o número de abertura dos e-mails, mais chances sua empresa tem de atingir os objetivos, portanto, se a versão A alcançou 20% de aberturas e a B atingiu 30% em um lote de 10 mil mensagens, essa proporção faz toda a diferença.
Diante dessa situação, seria aconselhável adotar a versão B como o modelo a ser seguido nas próximas campanhas.
Como criar estes testes?
Vamos a duas situações que possibilitam a realização desses testes.
Um exemplo que pode medir a taxa de sucesso do e-mail está na sua abertura.
Para isso, deve-se criar duas versões de assuntos diferenciados, como, por exemplo:
- Versão A – “conheça nossa nova linha de produtos para deixá-la ainda mais bela”;
- Versão B – “nova linha de produtos XYZ – fique ainda mais atraente”.
Escolhido o assunto que mais atrai os destinatários e que tenha alcançado maior índice de aberturas, pode-se fazer outro teste A/B para verificar qual entre dois modelos conduzem os clientes para a página de compras.
Como exemplo, pode-se apresentar no conteúdo na versão A o preço de algum produto e um botão para a página de fechamento.
Na versão B, pode-se criar um botão que chame o usuário para verificar o preço do produto, exigindo que ele clique na opção para poder ter acesso aos valores na página de compra.
Novamente, vale optar pelo modelo que apresenta maior número de respostas positivas, ou seja, qual das duas opções recebeu a preferência do público, levando os consumidores a conversão desejada.
Dessa forma, o seu modelo vai sendo formado verificando as métricas, avaliando gostos e fazendo com que os resultados sejam alcançados.
Como mensurá-los?
Os testes A/B são mensurados a partir do acompanhamento dos resultados obtidos.
Qual assunto obteve maior taxa de abertura e qual estratégia para a CTA apresentou o melhor resultado?
CTA é a sigla para Call to Action, uma estratégia apresentada ao final de algum conteúdo que solicita ao cliente uma ação, como, por exemplo: “clique no botão e adquira o seu produto!”.
Perceba que muitos testes podem ser realizados, até se encontrar um modelo ideal que consiga atingir o melhor índice possível de conversões, o que como consequência traz para sua empresa melhores resultados e objetivos conquistados.
Agora que você conhece a importância e detalhes da boa aplicação dos testes A/B, continue conosco e leia nosso post que apresenta as melhores formas de captar clientes rapidamente!