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Quais os tipos de atendimento existentes?

Quais os tipos de atendimento existentes?

Conteúdo MKOM

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Saber diferenciar os tipos de atendimento e aplicar aquele que melhor se enquadra às necessidades da sua empresa é uma maneira inteligente de alcançar os resultados desejados.

Apesar de vivermos a era da informação (também conhecida como digital ou tecnológica), uma das maiores frustrações das pessoas está na dificuldade em obter os dados que deseja de maneira rápida e descomplicada.

Inclusive, nem tudo o que está publicado, escrito ou falado é verdadeiro. 

Vivemos também um período de desinformação, onde a fake news acaba tomando espaço e criando situações embaraçosas e de graves consequências para a sociedade.

Você já parou para pensar que muita gente e potenciais clientes podem não conhecer detalhes da sua empresa?

E isso vale para as informações mais básicas até as mais importantes, como:

  • Objetivos;
  • Soluções ofertadas;
  • Forma de trabalho;
  • Diferenciais de mercado;
  • Meios de contato.

Vamos conversar sobre isso! Continue lendo e entenda quais são os tipos de atendimento que existem e o que fazer para que sua empresa possa divulgar informações e atender com qualidade o seu público-alvo. 

Quais são os tipos de atendimento?

Antes de apresentarmos os tipos de atendimento, é preciso saber que cada vez mais os consumidores desejam de forma rápida, prática, fácil e com clareza obter informações a respeito de produtos e serviços existentes no mercado.

Qualquer impedimento ou dificuldade com relação a essa possibilidade, faz com que o potencial cliente busque por outra opção, onde possa ter os seus anseios atendidos sem tanto esforço.

Para se ter ideia da situação, uma pesquisa realizada pela Math ADS mostra que nove em cada dez brasileiros pesquisam na internet antes de realizarem suas compras.

Imagine agora que grande parte desse público deseja obter alguma informação a respeito dos produtos que sua empresa vende, porém, não encontra uma forma facilitada para realizar o contato, ou seja, seu negócio não oferece um canal de atendimento adequado para cada necessidade.

O resultado você já conhece: perda de vendas.

Para ajudar nesse sentido, apresentamos os tipos de atendimento que devem fazer parte do dia a dia do seu empreendimento:

Consultivo

O atendimento consultivo é aquele voltado ao fechamento de negócios, oferecendo:

  • Esclarecimentos;
  • Detalhes sobre as soluções;
  • Diferenciais dos produtos;
  • Condições para o fechamento do negócio.

O retorno aos questionamentos, independentemente do canal utilizado pelo cliente (telefone, e-mail, WhatsApp, redes sociais, etc.), precisa ser rápido e com qualidade para que esse se sinta confortável em realizar a compra.

Reativo

O atendimento reativo é aquele onde o cliente busca suporte para alguma dúvida ou esclarecimento.

Nem sempre se refere a compra de alguma solução, pode ser, inclusive, para alguma necessidade de suporte no pós-venda

Ele também precisa ser de qualidade para que sua marca ganhe valor junto ao mercado e as dúvidas possam ser esclarecidas potencializando novas negociações.

Proativo

Dentre os tipos de atendimento existentes, o proativo é aquele onde sua empresa realiza o contato visando captar clientes, oferecendo:

  • Novidades;
  • Promoções;
  • Lembretes, 
  • etc.

Essa ação demonstra ao cliente que ele é valorizado pelo seu empreendimento e possibilita que novos negócios sejam realizados.

Qual abordagem utilizar?

Para cada um dos tipos de atendimento, existe uma abordagem específica, afinal, os objetivos são diferenciados.

No consultivo, o cliente espera que alguém capacitado possa ajudá-lo com informações relevantes para a decisão de sua compra.

No reativo, deseja alguma informação, que geralmente envolve:

  • Preços;
  • Garantia;
  • Suporte técnico;
  • Assistência técnica;
  • Detalhes sobre pedidos.

Finalmente, no proativo é a empresa que oferece serviços e soluções disponíveis.

O fato é que independente da abordagem, é preciso disponibilizar diferentes canais de comunicação e possibilitar que qualquer um dos atendentes possa se situar com relação às solicitações do cliente a partir de uma única plataforma, apresentando o histórico dos relacionamentos já efetuados.

O potencial cliente precisa se sentir conhecido por sua empresa e não quer ter que repetir todas as informações a cada contato.

Com o nosso sistema de atendimento, todos os relacionamentos já realizados são disponibilizados para o atendente. Entre em contato e saiba mais!

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