Como fazer marketing por SMS?

Conteúdo MKOM

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Fazer marketing por SMS? Para quem não sabe o quanto esse canal é fundamental para empresas de todo o mundo, pode ficar intrigado sobre ele ser usado para esse fim.

No entanto, a verdade é que o SMS, ao passar dos anos, assim como outras ferramentas, como o e-mail marketing, redes sociais e até mesmo os sites, passou por diversas inovações, de forma que nunca ficou no esquecimento.

Sendo assim, mesmo com tantas ferramentas, redes sociais e canais possíveis para obter visibilidade, vendas e até mesmo melhorar o relacionamento com os clientes, o SMS ainda é um forte caminho para obter bons resultados.

Além de ser relativamente mais barato do que outros tipos de disparos, o SMS pode ser usado para diferentes fins, como diminuir a inadimplência, de forma que é possível enviar números de boletos e links para pagamento, fazer pesquisas de satisfação e muito mais.

O marketing no SMS também pode ser feito com o envio de promoções específicas para determinados usuários, mensagens personalizadas, chamadas para ativar clientes antigos, bem como mandar mensagens no dia do aniversário da pessoa e muito mais.

Engana-se quem pensa que o SMS está ultrapassado. Com taxa de abertura que beira os 98% e uma ótima facilidade para serem lidos e respondidos, eles merecem a atenção da sua marca.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como fazer marketing por SMS, de forma que a sua organização possa usufruir de diversos benefícios. 

Continue a leitura e surpreenda-se.

É possível fazer marketing por SMS?

Veja a seguir alguns caminhos para você fazer marketing por SMS com sucesso, evitando reclamações, taxas altas de rejeição e falta de respostas.

Consiga permissão para enviar

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que antes de qualquer campanha de SMS, é necessário ter o consentimento dos usuários que irão receber as suas mensagens de texto.

Caso não tenha essa permissão, além de estar incomodando a audiência, estará quebrando a Lei Geral de Proteção de Dados que, além de multas que arriscam chegar a casa dos milhares de reais, pode causar outras penalidades, dependendo do tipo de erro.

Sendo assim, quando clientes comprarem contigo ou fizerem o cadastro em uma landing page, por exemplo, deixe algum espaço com a opção de escolherem se querem contato via SMS, dentre outros canais, como o e-mail.

Tenha sua própria lista de contatos

Depois de obter a permissão, é importante lembrar que listas compradas jamais serão uma boa ideia. Além de não terem consentido em receber conteúdos da sua marca em nenhum momento, grande parte delas nem conhece a sua organização.

Dessa forma, as taxas de abertura, engajamento e resposta serão baixas, ao passo que reclamações, penalidades e gastos indesejados estarão nas alturas.

Ao criar uma lista própria, mesmo que demore um pouco mais do que comprar uma pronta, você estará se comunicando com clientes e usuários interessados, o que irá fazer toda a diferença.

Invista em estratégias de conteúdo

Assim como em outros canais, é preciso ter estratégias de conteúdo, mesclando textos comerciais, informativos, de cobrança e sobre novidades da empresa.

Entenda que os clientes podem se enjoar e aumentar a taxa de cancelamento do envio do SMS.

Respeite o cliente

Entenda que mesmo após o consentimento do cliente, não significa que você pode enviar mensagens a todo o momento, todos os dias.

É importante respeitar o cliente, basear-se no comportamento da sua audiência, bem como nas mensagens que mais possuem engajamento. Evite trazer conteúdos muito comerciais e entenda que nem todos os dias os seus clientes querem fazer compras.

Contrate uma ferramenta de disparos

Agora, uma das dicas mais importantes: conte com uma ferramenta de qualidade, para que você possa criar os SMS, montar as suas listas, enviar e, claro, mensurar os resultados de cada disparo.

Dentro da lei, com tecnologia inovadora e dezenas de clientes satisfeitos, somos uma plataforma de fácil uso e diversas vantagens! Por falar nisso, continue a leitura com outro artigo nosso que fala sobre como o SMS enquadra-se como estratégia de marketing.

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